Estamos acostumados a realçar nossos pontos fracos. São eles os vilões das nossas dores e fracassos. Acreditamos que se fortalecermos nossas deficiências seremos pessoas melhores e resolveremos nossos principais problemas, entretanto nos esquecemos(ou não nos foi ensinado) que temos também pontos fortes.
A própria psicologia se especializou em estudar e tentar curar nossas fraquezas, porém negligenciou, o poder que cada um de nós carrega através das nossas forças, que se bem exploradas e desenvolvidas, levam a poderosas realizações.
Nossas forças, no geral, estão conectadas à nossa alma. Com elas, temos prazer e facilidade de executar as tarefas necessárias para um vida feliz e próspera.
Inúmeros testes foram criados para detectar os mais diferentes aspectos do comportamento humano, inclusive suas forças. Um deles, foi elaborados pelo Instituto Gallup*(Descubra a fonte de seus pontos fortes), que definiu 34 tipos de forças presentes em cada indivíduo. A idéia é que se detecte as cinco principais forças e as desenvolvam ao máximo, deixando de lado tudo em que somos fracos.
A conclusão é que não se deve perder tempo tentando melhorar nossas fraquezas. O que tornaria nossa vida produtiva e realizada seria colocar todo o gás onde somos bons, e que isso nos levaria facilmente a atingir um estado de excelência.
Como qualquer teoria que exista na face da terra, há controvérsias… de qualquer maneira, não custa tentar!
*O teste pode ser encontrado na Internet, embora só tenha encontrado na versão paga. Mas creio que o principal é aguçar o senso de observação baseado na explicação sobre cada ponto forte.
Como este é um blog de baralho cigano, relacionei cada ponto forte a uma carta. Obviamente, não existem características puras. Todo e qualquer modo de ser é uma mistura de vários arquétipos, entretanto escolhi apenas um, para facilitar o aprendizado.
Cada um dos 34 pontos fortes serão vistos colocando o mouse sobre o Menu Atitudes e depois Nossos Pontos Fortes(da mesma forma que fiz com as conjunções).
Fonte: Descubra seus pontos fortes – Donald O. Clifton