Pergunta de ouro: o que significa?(Jogo)

      Nenhum comentário em Pergunta de ouro: o que significa?(Jogo)

Uma mesma carta do Baralho Cigano pode ter muitos significados, e isso cria confusões quanto a que tipo de situação aquele arcano está se referindo. É comum no Baralho Cigano que se tente interpretar uma sequência linear de cartas sem que se atribua algum significado para cada posição, e isso provavelmente vai induzir a muitas dúvidas na hora da análise.

Por exemplo: A carta “Morro” pode se referir a um obstáculo, algo parado, uma questão judicial, uma mudança para outro local(afastamento) ou mesmo atingir algum propósito. Então, como saber qual das opções a carta de refere? A resposta é: fazendo a perguntinha de ouro. E qual seria a pergunta? Seria: “O que significa?”

Então, você, por exemplo, tira a carta Morro e pergunta a que esse Morro está se referindo, qual o significado dele. Então, puxa uma próxima carta e é esse arcano que vai dar uma ideia de quais são as características desse Morro.

Veja também: PEIXES: Substantivo, Adjetivo, Verbo

Outras formas de fazer a mesma pergunta:

A que diz respeito esse Morro?

A que se refere esse Morro?

Qual o sentido desse Morro?

Método

1ª etapa

A partir disso, vou sugerir um método que é, antes de tudo, um treinamento para a leitura em sequência. Trata-se de um ótimo exercício, e que pode ser usado também nas mais variadas tiragens e nos tipos de perguntas corriqueiras que costumamos fazer.

1- Puxe uma carta (tema)– Pode ser para um período determinado ou uma questão específica do seu interesse. Essa é uma carta tema, que realça um aspecto central da questão. Abra essa carta e imagine o que ela quer dizer. Então, faça a pergunta: o que significa? A que ela se refere?

2- Puxe uma segunda (carta de significado) e coloque-a à direita da anterior interpretando-a como a carta que diz o que a anterior é. Essa carta dá os elementos, as cores, o movimento e as características da carta precedente.

Obs: Em caso, de mesmo assim não ter dado para perceber do que se trata, o que é comum, tire mais uma; se não entendeu ainda tire mais uma de novo. Sempre tentando interpretar o que a carta anterior significa.

Veja também: Conselhos do CHICOTE

2ª etapa

Agora você vai seguir um pouco mais adiante, pois somente duas cartas não são suficientes para uma melhor percepção.

3- Puxe uma terceira carta (resulta em) e atribua a ela a função de dizer o que ela te traz, um acontecimento marcante ou um resultado(o oraculista é que tem que perceber o que melhor se encaixa). Então, pergunte a que situações essa carta se refere, ou a que esse resultado se refere?

4- Puxe uma quarta carta(carta de significado) que vai dar a noção sobre o que esse acontecimento(da carta anterior) está relacionado. Esta posição pode também ser interpretada como “através de” ou “em função de”(o que aconteceu na carta anterior aconteceu em função de alguma coisa ou através de alguém, por exemplo).

3ª etapa

Repita toda a sequência anterior puxando mais 4 cartas(5ª, 6ª, 7ª e 8ª) e interprete como na primeira sequência(1-tema, 2-carta de significado, 3- resulta em, 4-carta de significado, 5-tema, 6- carta de significado, 7- resulta em, 8- carta de significado).

Para completar, depois de tirar as 8 cartas, você pode tirar mais uma que vai dar um apanhadão geral do jogo.

Veja tambémPEIXES: Substantivo, Adjetivo, Verbo

Exemplo

Este é o jogo de um ano específico para uma mulher.

Homem- Sol- Caixão-Lírio

1ª(tema)- Homem – Como este jogo é de uma mulher, trato o homem como “outra pessoa”, não necessariamente do sexo masculino.

Então, a gente vê que tem uma presença marcante de uma outra pessoa. Porém, que pessoa é essa? Como ela é? O que ela traz? Qual o significado dessa pessoa?

2ª(carta de significado)- Sol -Significa  oportunidades, felicidade, expansão, ânimo, apoio, empoderamento. Então essa outa pessoa poderia trazer esses elementos para a consulente. Mas também pode mostrar que essa pessoa é poderosa, cheia de recursos e que pode ter forte influência na vida da consulente. Ainda, há a possibilidade dessa pessoa estar buscando ela mesma uma abertura e desenvolvimento para si.

3ª(resulta em)- Caixão – É uma relação que se aprofunda e gera uma mudança muito marcante. Não se sabe se vai ser algo bom ou ruim, porém, ainda assim, quando uma carta negativa cai nesta posição é importante ligar os alertas vermelhos. No caso do Caixão, pode significar perdas, sofrimento e falta de visão.

4ª(carta de significado)- Lírio – Lírio pode trazer apoio, amparo, amizade, solidariedade, recursos, que trazem oportunidade ao outro de expressar seus dons. Entretanto, essas características estão relacionadas ao Caixão, o que pode significar um obscurecimento da expressão e talento da consulente, que pode ter que se retrair e se apagar em função dessa relação. É uma combinação de frieza e afastamento. Essa configuração(caixão-lírio) também poderia mostrar que a pessoa vai entrar muito de cabeça nessa relação, sem ter a clareza(lírio) do que realmente se trata e o que essa outra pessoa realmente é. Ela sofre perdas(caixão), porque não foi cautelosa, prudente e consciente a respeito do negócio que fez.

Veja também: MR: Exercício de interpretação do NAVIO na 4

A história

A consulente fez amizade com uma mulher em um momento muito difícil de sua vida, e essa relação foi muito libertadora e alegre, porém, ao resolverem fazer um negócio juntas, a relação se deteriorou em vista do fato da tal mulher ser extremamente problemática, possessiva e narcisista. A consulente passou por fortes pressões, tormentos e repressões. Perdeu sua paz(caixão-lírio) e sua independência. Por fim, essa relação acabou bruscamente, após longo sofrimento, com inimizade e muito prejuízo para a consulente.

Obs 1: Este jogo foi feito só com 4 cartas na ocasião, porém se mais uma sequência de 4 cartas tivesse sido tirada, como certeza seria possível perceber mais detalhes da relação.

Obs 2: Vou colocar vários jogos com esse método em postagens diferentes a fim de elucidar melhor o funcionamento e dar alguns toques sobre certas posições. 

Abaixo os links de postagens que usam esse método:

3-Leitura linear: Ana consegue se recuperar?

2-Leitura linear: Como será o ano X para Joana?

1- Leitura Linear: A menina no período X

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.