Leitura linear: Como será o ano X para Joana?

      Nenhum comentário em Leitura linear: Como será o ano X para Joana?

Para entender o método usado, veja antes: Pergunta de ouro: o que significa?(Jogo)

Obs: Todos os jogos que vou postar terão nomes fictícios por motivos óbvios.

No jogo de Joana para um determinado ano saíram as seguintes cartas:

Estrela-Nuvens-Carta-Pássaros-Homem-Cruz-Navio-Sol

Carta geral: Raposa

1- Estrela(tema)– Bate sempre aquele sentimento de que algo bom vai acontecer , mas a Estrela nesse jogo está relacionada às Nuvens, o que, a grosso modo, pode significar azar(pelo menos na maneira da consulente ver a situação). Estrela fala da sorte, das expectativas otimistas para o futuro, onde a pessoa deposita sua confiança e fé. São as crenças, o caminho que a pessoa toma.

2- Nuvens(carta de significado ou explicativa)- Todas as crenças, fé, esperança se perdem em função de acontecimentos inesperados e negativos. Reviravoltas que afetam profundamente o futuro da pessoa. Os planos e convicções que a pessoa tinha em relação à sua vida vão por água abaixo, deixam de existir, se diluem e se tornam obscuros. A pessoa passa e ver a vida de forma pessimista.

3- Carta(resulta em/marcante)- Uma notícia. Alguma forma de comunicação desencadeia um evento importante.

4- Pássaros(carta de significado ou explicativa)- Junto com carta, esses pássaros falam de fofoca e algum tipo de informação que causa movimentação e agitação à pessoa.

5- Homem(tema)- Uma outra pessoa é relevante nessa situação, porém, de que forma?

6- Cruz(carta de significado ou explicativa)- A cruz fala de problemas, dores, pendências, situações que não se sustentam mais. O homem, então, é um agente de sofrimento.

7- Navio(resulta em/marcante)- Leva a consulente a se confrontar com outra pessoa, assim como se pôr em movimento, libertar, ir numa outra direção, ter uma outra perspectiva prática de vida.

8- Sol(carta de significado ou explicativa)- O Sol faz a pessoa se impôr, mostrar energia e força. Com o Navio, ela vai defender as próprias posições, vai ser firme na negociação de qualquer situação. Enfrenta, não teme o outro. Seu orgulho e honra são muito importantes.

A Raposa como conclusão/síntese/resultado pode mostrar que lida com situações conflituosas, jogo sujo e traições.

A história

Joana era na ocasião uma mulher de meia idade e com filhos adolescentes fruto de um longo casamento o qual julgava que seria para sempre. Nesse período, ela recebeu um telefonema anônimo e descobriu que seu marido tinha uma amante já há longo tempo. Apesar de ter sofrido profundamente, não titubeou em mandar o homem para fora de casa, o que aconteceu num período muito curto após a revelação e foi motivo de grande orgulho para ela apesar da dor que sentiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.