Sonho X Objetivo

      Nenhum comentário em Sonho X Objetivo

É comum confundirmos sonhos com objetivos, porém é importante separar os significados de ambos, a fim de direcionar melhor a pergunta do consulente relativa a algum sonho/objetivo que ele diz ter.

Sonhos

Sonho é algo genérico, é um interesse pouco definido que a pessoa tem. É aquele “Eu queria tanto um dia ser/fazer/ir/…”.

Em consultas de oráculos é comum se ouvir perguntas como: “Vou algum dia realizar meu sonho de ser rico?” ou “ Vou algum dia realizar meu sonho de me casar?”

Os exemplos abaixo vão deixar claro.

  • A pessoa sonha em fazer uma viagem para o exterior, porém ela não especifica para que país, quando, com que recursos.
  • A pessoa sonha em fazer faculdade, porém não especifica que curso, se é numa faculdade pública ou privada.
  •  A pessoa tem o sonho de aprender a dançar, mas não especifica se é ballet clássico, dança-de-salão, afro, jazz. Ela nem está fazendo nada para conseguir isso; não está procurando os cursos, juntando dinheiro.

Em suma, o sonho é algo inespecífico, que pode até nunca ser realizável se a pessoa não tem grana, não tem talento e, principalmente, se não toma nenhuma iniciativa para isso.

Cartas que representam os sonhos:

Bem, eu acho que Coração e Estrela são as duas cartas mais próximas da definição de sonhos que foi dada.

As Nuvens podem também – em menor escala- representar a ideia de se dedicar a algo, porém são lampejos, vontades que vão e voltam e a pessoa não coloca tanto gás, embora vez ou outra volte a pensar que bem que poderia praticar tal atividade. São sonhos inconstantes, não persistentes e sazonais.

Objetivo

Objetivo é a vontade de fazer algo específico e com prazo para a realização. No objetivo, se define exatamente o que quer, quando se quer alcançar, quais as competências que possui, quais as limitações que pode encarar.

O objetivo precisa sempre ser concretizável, o que não ocorre com os sonhos, que podem ficar na esfera da fantasia ou da promessa.

Veja os exemplos para entender.

  • A pessoa tem o objetivo de fazer uma viagem de férias, por um mês, para Nova Zelândia, que acontecerá em agosto de 2021(daqui a um ano). Para tal ela vai ter que economizar uma quantia x de seu salário todo mês, pesquisar locais, ver preço de passagens e comprar com antecedência para pagar mais barato etc etc.
  • A pessoa tem o objetivo de fazer uma faculdade de enfermagem. Como ela não tem dinheiro para investir em faculdade privada, terá que estudar por conta própria, em cursos gratuitos ou comunitários. Ela se dá o prazo de dois anos para conseguir ser aprovada no Enem. Até lá ela se compromete a assumir uma série de rotinas que facilitarão seu bom desempenho lá na frente.
  • A pessoa tem como objetivo ser dançarina profissional de tango. Para tal ela terá que analisar toda a sua viabilidade financeira, seus talentos para a dança, como conseguir um parceiro, com quem vai aprender etc. Ela faz um plano para começar as aulas em dois meses.

Cartas que representam os objetivos:

A Âncora é a melhor representação dos objetivos por ser um arcano de enorme poder de realização.

As outras opções seriam: Cão(foco e motivações) e Morro(desafios, resistências e persistência). Os Caminhos representariam a escolha, a definição do que especificamente se quer. A Raposa poderia ser a estratégia. A Carta, o plano em si e o Livro as etapas de cada fase até atingir o resultado.

Então, se a cliente perguntar se vai conseguir realizar o sonho de tocar violino na Filarmônica de Berlim, é mais produtivo perguntar antes o que ela está fazendo para isso. Se ela tem as condições e um plano, então o jogo vai responder com mais clareza. Porém, se ela mal começou a aprender a tocar o instrumento, é melhor que a oriente primeiro se tornar ótima violinista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.