Bajulador (em 2 conjunções)

      Nenhum comentário em Bajulador (em 2 conjunções)

É recorrente vermos na nossa política verdadeiros shows de horrores em termos de bajulação. Vemos adultos capazes de se submeterem a mais vexaminosa submissão em nome de interesses próprios. Então, me perguntei, que conjunto de cartas poderia caracterizar esses sujeitos desprovidos de vergonha e de respeito por si e pelos cargos que ocupam?

A raiz da bajulação

Peixes-Urso é uma conjunção que pode caracterizar perfeitamente as razões que levam alguém a ser pau-mandado, pois o puxa-saco quer agradar a qualquer custo para obter benefícios, facilidades e a fartura de algo que ele entende como valioso, como: cargos, poder, dinheiro, apadrinhamento, popularidade, status. Ele quer algo fácil e abundante, sem esforço e dado por uma fonte poderosa e inesgotável de recursos. Imagine aquele urso que fica num rio em que os peixes estão saltando cachoeira acima e o urso não precisa fazer nenhum esforço para encher a pança.

A forma de manifestação da bajulação

Ratos-Homem é a conjunção que me vem a mente quando vejo um homem falar que “um manda e o outro obedece”, após ser humilhado publicamente. A razão da escolha reside nos símbolos que envolvem a figura masculina. O homem é associado à imagem pública, à honra, à segurança, à confiança, ao poder, ao comando, à assertividade, à razão, ao respeito, à competência etc. Ainda hoje vemos homens orgulhosos ao colocarem a comida na mesa e de serem reverenciados em sua comunidade por sua demonstração de macheza. (Nós aqui, que não somos bobas nem nada, sabemos que isso é baboseira, mas tais símbolos ainda estão de pé- claudicando, claro!- e podem facilitar na hora da leitura do BC).

Os Ratos passam por cima de qualquer coisa para conseguir o que querem. Dignidade para quê? Não tem essa de orgulho, respeito ao próximo, compromisso com o bem comum, palavra dada, ética, direitos e deveres, cuidados, amor-próprio, consciência, honra, nobreza… o que vale é conseguir o queijo de cada dia, afinal o que ele busca é se manter vivo.

Em suma, Ratos-Homem se refere a alguém fraco e desprovido das  características positivas associadas ao papel masculino em nossa sociedade, principalmente dignidade e honradez.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.