Cartas nas bordas na Mesa Real

      2 comentários em Cartas nas bordas na Mesa Real

Em qualquer Mesa Real haverá casas no limite na tabela; no método de 9×4, serão as casas 9, 18, 27 e 36 – à direita e 1,10,19 e 28 – à esquerda. Mas, para se complementar o sentido da carta que está nessas casas, faz-se necessário ler a carta seguinte(ou anterior)… e qual seria essa carta?

A sequência

Eu sigo a ordem natural das coisas, ou seja, depois de 9 vem 10; depois de 18 vem 19; depois de 27 vem 28; aliás -lembrando!- essa é a ordem que eu tirei as cartas e as dispus no tabuleiro.

A lógica

Meu raciocínio é:

  • Que essa carta foi a que tirei imediatamente depois da carta que está lá no fim da linha;
  • Que se eu resolvesse alterar o método para 6×6, por exemplo, essa carta que está longe cairia bem ao lado da sua carta anterior, então o importante é a sequência em que foram tiradas.

Veja os exemplos alterando o arranjamento da tabela

Leia a atualização da página Sobre o blog

E a 36?

Para mim, depois de 36 vem a 1. Isso mesmo! Eu penso na tabela como se fosse uma mandala que não se fecha, apesar da representação gráfica retangular passar a ideia de fim.

Devemos considerar que as cartas 1 e 36 possuem uma forte ligação, pois são espelhadas, e esse espelhamento eu considero o mais marcante e significativo de toda a Mesa Real.

O mesmo com o inverso

As cartas antecessoras às cartas 1, 10, 19 e 28 são respectivamente: 36, 9, 18 e 27.

Segunda opção

Eu também considero como carta sequencial a carta que se encontra abaixo das respectivas casas de fim de linha(ou começo). No caso dos exemplos que dei(9×4), também leria a Lua como sequência do cão na 9; o Sol como sequência da Lua na 18 e o Urso como sequência do Sol na 27. Entretanto, essas cartas(abaixo) já seriam naturalmente fortalecidas por estarem grudadas nos arcanos contidos na 9,18, e 27. Lembrando que cartas que estão abaixo e à direita de um arcano costumam ser mais importantes e quase sempre relacionadas ao futuro, daí usá-las como seguimento faz todo o sentido.

No caso das cartas 10, 19 e 28; analiso também a carta que está logo acima como suas antecessoras.

Veja também: Bajulador (em 2 conjunções)

E o longe e perto?

Bem, esse é um tema complexo e que exige uma postagem especial, porém, a grosso modo, não sigo os ditames da tradição sobre o assunto ao pé da letra. O que está perto de qualquer carta tema é forte e importante sim, porém o que está longe vai variar muito de acordo com as cartas envolvidas.

Observação

Há muitas outras formas de lidar com esse assunto. Outros oraculistas utilizam outras abordagens, o que significa que estou apenas mostrando como eu faço, o que não quer dizer que é o melhor para você. Experimente, e se não funcionar no seu jogo, parta para outra!

2 thoughts on “Cartas nas bordas na Mesa Real

  1. Jana

    Olá
    Acho super bacana duas postagens .
    Queria um email q possa falar contigo .

    Suas postagens são muito bacanas e tem me ajudado muito

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.