Ache a melhor conjunção- Exercício 1

      2 comentários em Ache a melhor conjunção- Exercício 1

Para entender, veja antes: Ache a melhor conjunção – Explicação do exercício

1- Martin Luther King

Considerado o maior ativista pelo direito civil dos negros, nos Estados Unidos. Pregou que a luta fosse de forma pacífica e foi assassinado aos 39 anos.

2- Leila Diniz

Atriz brasileira e ícone da libertação sexual e de costumes das mulheres no Brasil, nos anos 60 e 70. Figura espontânea, alegre, libertária e causadora de grande furor social, sendo massacrada pelos moralistas e conservadores da época. Morreu em um acidente aéreo aos 27 anos.

3- Ted Bundy

Serial killer americano que atacava suas vítimas – jovens e lindas mulheres – se valendo do truque de pedir ajuda para colocar coisas dentro de seu carro(ele usava um gesso falso em seu braço). Ele se valia de sua boa aparência, simpatia e ótima articulação verbal para passar confiança às suas presas. Foi preso e executado em cadeira elétrica aos 42 anos.

4- Mata Hari

Dançarina holandesa que fez enorme sucesso em Paris no começo do século XX. Entretanto, ela é conhecida por ter sido considerada espiã em favor dos alemãs, fato contestado pelos historiadores modernos. De qualquer maneira, ela é vista como uma amante que pescava informações dormindo com oficiais. Morreu por um pelotão de fuzilamento aos 41 anos.

Opções de conjunções

A- Carta-Coração

B- Foice-Raposa

C- Caixão-Raposa

D- Lua-peixes

Então? Qual a conjunção que melhor se encaixa em algum traço das personalidades acima?

Ver respostas no pé da página

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Resposta: B, D, C, A

 

Luther King(Foice-Raposa)

A foice é uma carta de revoluções, guerras, contestações. A foice muda uma situação definitivamente e radicalmente. Revolucionários são representados pela carta Foice. Já a Raposa, podemos ver das seguintes maneiras: uma situação ruim, incorreta, desconfortável, maliciosa, desfavorecedora, incômoda etc; mas, também, a capacidade de enfrentar perigos, de botar a cara para bater, de ir atrás do que é seu. A Raposa é uma carta de vanguarda, que quer avançar, modernizar, inovar, contrariar.

Leila Diniz(Lua-Peixes)

Acho que esse foi fácil! A descrição que fiz, mesmo breve, já mostrou o espírito dessa conjunção. A Lua lida com o meio artístico, com popularidade e também com assuntos relacionados ao corpo, especialmente das mulheres. Sua foto notória é dela grávida de biquini na praia, o que era um escândalo na época. Aliás, ela adorava o mar e quase todo dia saía para nadar(peixes). Peixes é uma carta de expressão, criatividade, liberdade, espontaneidade. Lua-Peixes fala de mudança para melhor, um novo ciclo de mais liberdade, especialmente para as mulheres.

Ted Bundy(Caixão-Raposa)

Caixão fala de algo que se esconde, mas também de algo muito reprimido, muito primitivo, que tem a capacidade de emergir nas formas mais brutais ou mais deslumbrantes. A pessoa pode esconder o seu pior lado e suas mais nocivas intenções. Com a Raposa pode ser alguém que espreita para atacar, engana para alimentar uma emoção intensa(compulsão) e se esconde atrás de um aspecto sedutor.

Mata Hari(Carta-Coração)

A Carta/envelope pode se referir a interpretar um papel, de se mostrar de alguma maneira; também é uma carta de informações, e com o coração revela a amante que colhe informações. Sem contar que ela é uma dançarina e o Coração é uma carta representativa de várias formas de arte.

Observações finais

Bom, vamos combinar que:

Leila Diniz também poderia se associar à Carta-Coração. Atriz, aberta emocionalmente, expressiva, posicionada em relação aos seus sentimentos e desejos.

Mata Hari poderia ser Caixão-Raposa. Agindo pelos bastidores para trair alguém.

Martin Luther king poderia ser representado por Carta-Coração. Militância e discurso envolvente, apaixonante e de paz.

Ted Bundy: Foice-Raposa. Um predador.

2 thoughts on “Ache a melhor conjunção- Exercício 1

    1. Helô Post author

      Oi Marcelle! Na verdade, você não errou, apenas enxergou os significados das cartas por outro ângulo. Não existe uma resposta realmente certa, pois o objetivo do exercício é se ancorar na biografia das pessoas para pensar sobre o significado das cartas em conjunção. Mas a Leila Diniz eu achei fácil. Se não fosse eu que tivesse tirado as cartas, é provável que eu tivesse muitas dúvidas em relação ao Martin l. King e a Mata Hari. Os outros dois é provável que acertaria. Mas a segunda rodada, que está no forno, tem opções mais difíceis. Então, fique ligada para a próxima etapa. Valeu!!!!

      Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.