Ache a melhor conjunção-Exercício 2

      Nenhum comentário em Ache a melhor conjunção-Exercício 2

Para entender, veja antes: Ache a melhor conjunção – Explicação do exercício

1- Hitler

Líder nazista responsável pela eclosão da segunda guerra mundial e pelo genocídio de povos aos quais julgava como perniciosos. Após irremediável derrota se suicidou aos 56 anos.

2- Marilyn Monroe

Atriz, símbolo da beleza e sensualidade. Muito depreciada devido a associação feita com seus papéis, de louras gostosas e burras, Marilyn, na verdade, era uma pessoa densa, profunda e inteligente. Mito. Morreu de provável suicídio aos 36 anos.

3- John Kennedy

Presidente dos Estados Unidos em anos muito difíceis na política internacional. Teve que lidar, em especial, com a guerra do Vietnã e conflitos com Cuba e União Soviética. Era altamente carismático, popular e bonito. Morreu assassinado em via pública aos 46 anos.

4- Irma Grese

Guarda de campos de concentração nazista, conhecida pela sua perversidade, sadismo e brutalidade. Era considerada bonita e muito bem-vestida e perfumada, mas, ao mesmo tempo, torturava os internos por mero prazer. Muitas de suas vítimas eram mutiladas para sua satisfação sexual e recebeu vários apelidos, dentre eles “anjo da morte”, “anjo loiro do inferno”, “a besta de Belsen” e a “besta-bela”. Foi condenada à morte e enforcada aos 22 anos.

Opções de conjunções

A- Lírio-Foice

B- Cavaleiro-Ratos

C- Coração-Urso

D- Cruz-Cegonha

Então? Qual a conjunção que melhor se encaixa em algum traço das personalidades acima?

Ver respostas no pé da página

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Resposta: A, D, B, C

Hitler(Lírio-Foice)

Lírio é uma carta de brancura, limpeza, assepsia, excelência, estética perfeita, depuração, melhora, aperfeiçoamento. Essas características distorcidas podem ser associadas à ideia de superioridade social(moral) e limpeza étnica. É também a carta de líderes que estão no topo de grandes organizações e que são muito movidos por ideais. Então, trata-se de alguém que em nome de suas crenças adota uma forma radical e violenta(foice) de eliminar os problemas(que ele crê existir), negando-se a qualquer forma de diplomacia(lírio) ou respeito(lírio) aos que diferem de suas posições. Lírio é uma carta de virtudes, valores nobres, conquistas para o bem comum; e com a foice pode resultar na quebra de direitos e destruição de valores dignos. Em suma, uma pessoa que quer a guerra.

Marilyn Monroe(Cruz-Cegonha)

A Cruz faz com que a pessoa tenha um grande destaque e deixe uma marca poderosa no meio em que se envolve. As cegonhas falam de sofisticação, refinamento, encantamento, beleza, atração e busca por aperfeiçoamento e ascensão dentro de um meio ou circunstância. As cegonhas querem estar por cima. A Cruz refere-se também a problemas, exclusão, dificuldades, sacrifícios; então a gente pode pensar que há problemas referentes à fama, a ser bem aceito(julgado) em seu meio, em superar o esnobismo(cegonha) e senso de superioridade(cegonha) dos outros artistas quanto a ela. A Cegonha gosta do máximo de conforto e prazer, junto com a Cruz é possível pensar em algum vício reconfortante.

John Kennedy(Cavaleiro-Ratos)

Um líder jovem, bonito, carismático(cavaleiro), extremamente hábil com as palavras(cavaleiro-ratos), que conduziu o país durante uma guerra e vários conflitos que quase levaram a outras guerras e que, por fim, acabou assassinado(ratos) dentro de um carro(cavaleiro), o que se tornou a sua marca e uma das principais imagens suas que aparecem na mídia.

Irma Grese(Coração-Urso)

Pessoa cruel, insensível, egoísta e que muitas vezes agia em resposta a seus desejos sexuais(urso).

Observações finais

Entretanto, poderia ter sido também:

Hitler- Cavaleiro-ratos(condução para a destruição). Coração-Urso(cruel, apaixonado pela maldade).

Marilyn MonroeLírio-Foice(a beleza ter muito peso em seu ofício). Coração-Urso(despertar fortes emoções, positivas e negativas nos demais).

John KennedyLírio-Foice(um líder lidando com conflitos de teor ideológico ou, então, manter a guerra para preservar as aparências).

Irma GreseCavaleiro-Ratos(capataz cruel). Lírio-Foice(por detrás da beleza, a crueldade). Cruz-Cegonha(pessoa que restringe a liberdade dos outros). Ou seja, todas as possibilidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.