Testei: Resultado por polaridade

      8 comentários em Testei: Resultado por polaridade

Respostas por polaridade

Um resultado por polaridade no Baralho Cigano, significa dizer se a resposta a uma pergunta é um sim ou um não dependendo da polaridade da maioria das cartas do jogo. Um exemplo é quando você faz uma pergunta com três cartas e sai um Coração, Peixes e Chicote; por esse método a resposta do jogo seria sim, independente do teor da pergunta.

Então, durante um tempo, fiz alguns jogos baseados nesse método para ver se funcionava para mim.

Veja também: TREVO acima da Mulher e Homem(MR)

Como fiz

Retirei do baralho todas as cartas que julgo neutras e deixei somente as que considero positivas e as que considero negativas.

Algumas pessoas não gostam de jogar com o baralho incompleto, então sugiro que quando sair uma carta neutra, se tire outra para substituí-la. Se for outra neutra, então tire de novo até chegar a alguma com polaridade.

O problema

De antemão, já achava estranho, pois você perde o contexto e a narrativa. Esvazia o baralho e o torna em mero “cara e coroa”. Não seria melhor usar uma moeda então?

Um dia, por exemplo, vi alguém perguntando se o namorado a traía. Ela tirou uma única carta e saiu a Raposa. A conclusão dela foi que não, pois Raposa, uma carta negativa, diria não. Porém, quem respondeu o jogo é uma carta tema para traições. Percebeu como fica estranho?

Outros exemplos

Primeiro

Perguntei se localizariam(viva ou morta) uma pessoa que estava desaparecida.

Peixes-Morro-Ratos

Peixes (situação) dá a ideia de sumir na multidão.

A pergunta se refere a achar alguém, ou seja: que ela fique visível. Morros são visíveis. Também remetem a ideia de problemas, obstáculos, inimigos, dificuldades.

Ratos falam de maus eventos, crimes, situações degradantes.

Embora o jogo deixe muitas dúvidas, pois ela poderia ter ido para bem longe(morro), se misturar a uma multidão anônima(ratos) e nunca ser achada; ainda assim a resposta por polaridade também não acertaria, pois a pessoa foi encontrada morta(mas foi localizada). Nota-se, que a combinação mostra a dificuldade dela, oferece um enredo.

Outra forma de interpretar pelo simbolismo seria dizer que o Morro entre duas cartas que significam multidão mostraria ela sendo vista, já que morro é algo notado, perceptível e que se destaca. Viu? A velha e boa narrativa é muito mais confiável.

Segundo

Perguntei se o técnico da(maldita) Oi viria na visita que estava agendada.

Sol-Ratos-Peixes

Pelo resultado baseado em polaridades, ele viria, afinal duas cartas super positivas. Porém, ele não veio.

O Sol aparece todo dia no tempo marcado, nunca falha em seu “compromisso”. Ratos enfraquece e dissipa essas características.

Ratos com Peixes realça a falta de interesse e de compromisso. É algo que nem se considera fazer, pois a prioridade é o melhor e o mais cômodo para si mesmo. As duas cartas são escorregadias. Se o compromisso fosse ir para a praia ou para um bloco carnavalesco, acho até que poderia ser um sim, porém para consertar Internet…

Veja também: O que é o tal “está na cabeça”?

A conclusão

Nos meus jogos, os resultados ficaram em torno de 50% para cada lado. Então, quando metade dá certo e a outra metade dá errado é o mesmo que nada para mim. Como falei, seria preferível pegar uma moeda e fazer “cara e coroa”.

Em suma: Testei e reprovei!

8 thoughts on “Testei: Resultado por polaridade

  1. SILVANA

    Eu elejo duas cartas, exemplo coração sim rato não. Embaralho bem e vou virando até cair uma delas! Tem dado super certo!

    Reply
    1. Helô Post author

      Oi Silvana! O importante é que o método funcione. Se você está tendo sucesso dessa forma, então é ótimo, pois a resposta vem rápida e fácil. Valeu!!!

      Reply
  2. Gabi

    Também acho que os arquétipos tem muito a acrescentar, mesmo numa leitura de um simples “sim ou não”. Embora às vezes confunda. rs

    Reply
    1. Helô Post author

      Oi Gabi! Acrescentei mais dois exemplos ao post. Inclusive, num deles mostro como realmente a leitura simbólica pode confundir. Se estiver curiosa dá uma olhada lá.

      Reply
      1. Gabi

        Oi, Helô! Dei uma olhada, sim! Pois é, em ambas, pela polaridade se erraria a resposta. Na primeira situação, a tiragem “grita” para contar o que houve. Na segunda, eu já bati logo os olhos na carta dos Ratos… levo muito em consideração a carta do meio, que chamo de Tema… ainda mais saindo essa carta, alguma coisa errada ia acontecer…. rs

        Reply
        1. Helô Post author

          Oi Gabi! Exatamente. Quando se interpreta narrativamente, se corre o risco de errar também, mas pelo menos erramos lutando…haha! Essa simplificação de sim ou não, desconsiderando as horas que gastamos nossos preciosos neurônios entendendo o simbolismo das cartas, acho que é coisa de preguiçoso. Já pensou? Todas os nossos dilemas respondidos de forma tão simples e sem nenhuma necessidade de reflexão? De fato iria ser menos trabalhoso, porém comer arroz cru também seria… e não conheço ninguém que faça isso para não perder tempo cozinhando…haha!

          Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.