MR: Exercício de interpretação do NAVIO na 4

      Nenhum comentário em MR: Exercício de interpretação do NAVIO na 4

O Objetivo desse exercício é facilitar a compreensão do posicionamento de uma carta na MR, através de uma historinha(fica mais fácil lembrar!), tentando captar os elementos principais da narrativa. Ao final, criei algumas frases e palavras que você tem que analisar e ver se cabem no contexto dos dois cenários que serão oferecidos.

Cenário 1

Anos se passavam e Jurema, a âncora, permanecia no fundo de um oceano sujo, poluído, escuro e quase deserto. Coberta de cracas e tendo como amigos sacos plásticos, bactérias e protozoários, Jurema sofria com a invisibilidade e a apatia de uma vida solitária.

Mas, de repente, Jurema se vê puxada em direção a luz e se dá conta que foi capturada. Jogada no chão de um barco, ficou sob os olhares conflitantes de marujos. “O que farão comigo?” Pensou aflita e ao mesmo tempo muito excitada. 

Cracas arrancadas, banho tomado, alguns parcos elogios(dá pra ganhar um troco com isso! Ou, não tá tão mau assim!, diziam eles), Jurema é levada para uma feira de sucatas(que ela jurava ser de antiguidades). Colaram um preço – não muito digno – no centro de seu corpinho que, agora, era oferecido – aos gritos- para qualquer um que passasse ali. Olhavam, alisavam, mexiam e perguntavam se tinha abatimento. Otimista, rezava a Poseidon que fosse arrematada por alguém que percebesse seu grande valor, e não esses miseráveis pechincheiros! E o Deus dos mares a atendeu!

Levada num carro com ar-condicionado, ao som de Mozart e num banco de veludo, Jurema ouviu dos ocupantes do veículo quão preciosa ela era. E… barata…(mas esquece esse detalhe!).

Imediatamente, passou por uma sessão de rejuvenescimento. Tira ferrugem daqui, lixa de lá, um pouquinho de impermeabilizante, verniz. Pincéis com verde-oliva, amarelo-ocre e azul-cobalto faziam cócegas por toda a sua silhueta. No final ela estava vinte anos mais jovem. Linda! Agora ela era uma obra de arte!

Daí em diante, Jurema não parou mais. Um mês em exposição num museu, depois no saguão de um centro cultural, galerias de arte, em solenidades, inaugurações; foi até para a Argentina num evento de Tango.

Elogiada por uns e, também, subestimada por outros, Jurema não estava nem aí, o que queria era se exibir, ser vista, notada, valorizada, aclamada, paparicada e amada. Não demorou para ter seu próprio Instagram e virar figurinha fácil nas matérias dos jornais.

Com um fã clube de fazer inveja aos Beatles, ela achou que era hora de deixar a Jurema no fundo do mar e passou a se autodenominar Mary Dju.

Cenário 2

(Outra versão para o destino de Jurema)

Depois de ser resgatada e chegar ao barco, os marujos a olham, avaliam, discutem e chegam a conclusão de que ela não vale nada e a atiram de volta ao mar. Fim!

 

Exercícios

Que elementos você associaria a essa história e, consequentemente, a posição Navio na 4? Escolha as melhores opções.

Veja as respostas no pé da página(lembrando que você pode discordar das respostas!!!)

No cenário 1

01- Expressão e liberdade.

02- Futilidade.

03- Desenvolvimento.

04- Aquisições e ganhos materiais.

05- Popularidade.

06- Submissão à vontade alheia.

07- Independência.

08- Apatia

09- Empoderamento.

10- Novos planos e novas saídas para os problemas.

11- Comprometimento com situações e pessoas.

12- Indiferença em relação aos outros.

13- Imobilidade.

14- Se soltar, ir para o mundo.

15- Cair no lugar-comum.

16- Influência positiva de outras pessoas.

17- Esnobismo.

18- Ação.

19- Visão.

20- Melhoria de vida.

21- Ser explorada e usada pelas pessoas.

22- Ser acessível.

23- Autoestima elevada.

24- Síndrome de vira-lata.

25- Motivada.

 

E no cenário 2

01- Imobilidade.

02- Desperdício de potencial.

03- Se manter na situação desejada.

04- Dependência.

05- Liberdade.

06- Submissão. Mãos atadas.

07- Falta de sorte.

08- Falta de opção.

09- Prisão.

10- Um novo caminho

As respostas

As melhores respostas(cenário 1)

01- 03- 04- 05- 07- 09- 10- 11- 14- 16- 18- 19- 20- 22- 23-25

As melhores respostas(cenário 2)

01- 02- 04- 06- 07- 08- 09

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.