Há conjuntos de cartas que imprimem uma natureza mais específica nas interpretações. A oraculista Rana George, em seu livro “The Essential Guide Lenormand”, dividiu em quatro tipos, mas ressaltou que esses perfis funcionam melhor em tiragens pequenas(3 cartas no máximo).
Cartas de ação
Criam uma sensação de mudança e a necessidade de agir. Quanto mais cartas de ação aparecem numa mesma jogada, mais movimento estará em curso naquele momento.
São elas: Cavaleiro, Navio, Foice, Chicote, Pássaros, Cegonhas, Caminhos, Chave e Peixes.
Cartas de Retrato
Colocam cor e personalidade à interpretação. São descritivas e mostram especificidades sobre as situações ou pessoas.
São elas: Casa, Cobra, Criança, Raposa, Urso, Cão, Torre, Jardim, Morro, Anel, Livro, Carta, Chave e Peixes.
Cartas de Humor
Mostram a atmosfera da situação interpretada no jogo. São as energias e sutilezas que mudam o contexto do que está sendo analisado. São cartas que vibram sua força na tiragem(tensão, relaxamento, bom-humor, irritação…).
São elas: Trevo, Casa, Nuvens, Caixão, Buquê, Estrela, Jardim, Ratos, Coração, Sol, Lua, Chave e Cruz.
Cartas de Tempo
Sugerem a passagem do tempo(rápido ou devagar).
São elas: Cavaleiro(rápido, pode ser até em um dia), Árvore(devagar, de semanas até anos), Foice(rápido, entre alguns dias e alguns meses), Ratos(rapidíssimo, podendo ser em horas e em geral menos de um mês), Lírio(um longo tempo), Lua(rápido ou em ciclos breves, no ciclo da lua) e Âncora(um longo tempo, de um ano a anos).
OBS: Essa é a visão da autora já citada. Pode ser que você veja de forma diferente. Tudo bem… o importante é usar o que as cartas mostram cotidianamente para você.