Egoístas x Individualistas

      Nenhum comentário em Egoístas x Individualistas

Por Helô de Castro

Muita gente acha que egoísmo é sinônimo de individualismo, ou quase a mesma coisa. Todos os males modernos são resultado do individualismo fomentado pelos egoístas…é o que dizem… mas a história não é bem assim. Os perfis são bem diferentes e individualistas e egoístas seguem caminhos bastante desencontrados. Vou colocar algumas situações de como vejo as atitudes de cada tipo:

-Individualista– É fiel ao seu próprio estilo de vida, quer viver dessa maneira e quem não gostar que se afaste. São os estimuladores da idéia de liberdade individual e direitos humanos.

-Egoísta – Também é fiel a seu estilo, mas tenta converter todo mundo a ele, não medindo esforços para atormentar a paciência alheia.  São os que lutam para adquirir privilégios e manter seu status, mesmo que às custas da miséria alheia, da opressão e injustiça.

Aqui vão 12 exemplos

1- Há um bolo para ser repartido entre várias pessoas

-Individualista–  Quer o seu pedaço garantido e sabe que os outros tem direito a um pedaço também.

-Egoísta – Pega vários padaços para si, inclusive a cereja, desconsiderando que outras pessoas também devem comer o bolo.

Minha família já hospedou gratuitamente dois lambadeiros baianos em nosso apartamento. Eles, além de não terem contribuído nem com um pão, retiravam das tigelas e panelas de comida quase todo o conteúdo que deveria ser dividido por mais outras três pessoas além deles. Também faziam ligações telefônicas que duravam horas e nunca pagaram a conta. Minha família vivia na dureza, na pindaíba; já eles, davam montes de aulas de lambada para patricinhas cheias da grana na zona sul do Rio. Aqui está o exemplo de um egoísta se dando bem em cima de um generoso(minha mãe).

2- Dez colegas estão decidindo para que bar vão naquele momento. O individualista e o egoísta querem ir para o bar A, enquanto as nove pessoas restantes querem ir para o bar B

-Individualista – Vai sozinho para o bar A

-Egoísta– Vai pentelhar as nove pessoas até conseguir que todo mundo faça o programa que ele quer, ou seja, ir para o bar A.

3- Nos trabalhos escolares em grupo

-Individualista – Não se incomoda de fazer tudo sozinho, até porque gosta mais de suas idéias e confia mais nas suas habilidades. Aliás, ele detesta trabalho em grupo!

-Egoísta – Quase não fará nada -se fizer! É o tipo que fica nas costas alheias… mas vibra quando ganha uma boa nota.

4- Numa fila no supermercado o individualista e o egoísta vêem um amigo que está quase no caixa

-Individualista – Diz alô, mas pega seu lugar lá atrás na fila, pois conhece o direito dos outros.

-Egoísta – Vai chegar junto ao amigo e encenar aquele caô de que estão juntos para poder furar a fila, sendo indiferente aos direitos alheios e usando o amigo para obter vantagens.

5- A mãe dá a mesma quantia em dinheiro para que seus filhos comprem roupas

-Individualista – Vai comprar o que gosta e vai se ater a usar somente as suas roupas. Não gosta de emprestá-las, porque o que é seu é seu.

-Egoísta– Vai comprar o que adora, mesmo que não seja tão prático; vai reclamar que o dinheiro que a mãe deu foi muito pouco e, de quebra, vai ficar pedindo as roupas dos irmãos emprestadas.

6- Os pertences

-Individualista – Meus pertences são meus e os teus são teus.

-Egoísta – Meus pertences são meus(posso até compartilhar se isso me traz alguma vantagem) , mas os teus são meus também.

7- Vai ter que transportar algo pesado e volumoso para um local diferente

-Individualista – Vai se virar. Vai pensar antes nos meios que podem ser usados para transportar o objeto por si mesmo. Poderá fazer várias viagens e carregar consigo inúmeros objetos(carrinhos, cordas, bolsas etc)para facilitar o transporte que ele mesmo vai fazer. Se ver que é impossível, paga os serviços de alguém com seu próprio dinheiro.

-Egoísta – Vai ligar para tudo o que é amigo(egoístas tem muitos), mesmo os que ele não gosta tanto, para pedir que o ajudem. No final, ele mesmo não fará nada, pois são os outros que vão fazer o trabalho duro.

8- Está precisando de um livro, uma antena, uma cadeira…

-Individualista – Vai comprar(se tiver condições), pois não quer ficar dependente de nada que é do outro.

-Egoísta – Vai ver se alguém pode lhe “emprestar”. Pega até  sem pedir permissão ou o faz  somente depois de ter tomado posse.

 

9- Atitudes

-Individualista – Independente. Distanciado. Menos social.

-Egoísta – Dependente da atenção, do amor e da aprovação das pessoas. Extremamente social.

10- Modo de agir

-Individualista – Mais flexível e adaptável, pois no geral tenta resolver as coisas por si mesmo e a sua maneira, mas sabe ser bastante resistente as tentativas de manipilação alheia.

-Egoísta – Suas ações são baseadas na ajuda e conselho de terceiros, mas é bastante obstinado e teimoso quanto aquilo que quer e como quer. É um manipulador habilidoso.

11- Recebendo hóspedes

-Individualista – Se incomoda muito. Mesmo antes de chegarem já quer saber quando vão partir. Odeia a possibilidade de ter que ficar fazendo sala ou os levar para passear.  Não curte ficar a mercê dos outros.

-Egoísta – Ele é quem convida as pessoas para ficarem em sua casa. Além de ser visto como alguém legal, generoso, amigo e atencioso(a admiração e o elogio dos outros é muito importante para os egoístas), ele vai ter um monte de gente para satisfazer suas vontades, companhia para sair e, de quebra, quando precisar de algum favor ou da recíproca nas próximas férias, tudo isso estará garantido.

12- Se for para conseguir o que quer

-Individualista – Adapta-se. Por exemplo: Se quer morar sozinho e não tem tanta grana para viver num apartamento grande ou em determinado bairro, ele é capaz de aceitar condições menos confortáveis, contanto que possa morar só. Poderia também adiar o projeto com o intuito de juntar mais dinheiro através de seus próprios meios. Tolera bem as frustrações e, como faz muitas coisas sozinho, tem sempre planos B e C bastantes pé-no-chão.

-Egoísta – Vai buscar os recursos dos outros. Comparando com o exemplo acima, o sujeito iria pedir dinheiro emprestado, atormentar algum familiar para ajudá-lo ou mesmo conseguir alguém para dividir o apartamento e as despesas até o momento em que não precisasse mais da pessoa. Os planos B e C do egoísta dizem respeito a quem ele vai requisitar apoio quando as coisas não saírem do jeito que deseja… e imediatamente.

Quando minha avó perdeu a condição de continuar morando na zona sul do Rio, convenceu sua filha de que deveriam morar juntas.  Conseguiu. Minha tia, recém-casada e grávida, teve que dividir seu apartamento com ela, meu avô e meu pai e uma irmã de criação. Imediatamente minha avó tornou-se chefe da casa, tomando o melhor quarto para ela, reclamando do choro do bebê e fazendo da rotina da família um inferno, pois seu temperamento era do cão. Assim que conseguiu as condições para bancar o apartamento, passou a pressionar minha tia para se mudar e, como todo bom egoísta, conseguiu.

Verbos

-Individualista – ser, separar, distinguir, diferenciar, restringir, escolher, adaptar, suportar, respeitar, reter, entender, perceber…

-Egoísta  – Ter, precisar, querer, pedir, pressionar, cobiçar, depender, agregar, insistir, enganar, agradar, convencer, seduzir, trocar, receber, aproveitar(se)…

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.