Tipos de stalkers: o rejeitado

      Nenhum comentário em Tipos de stalkers: o rejeitado

 

O que é stalker

Stalker é a denominação dada a homens e mulheres que perseguem constantemente outros indivíduos. As razões podem ser diversas e os stalkers tem características diferentes entre si. Falarei aqui sobre um dos tipos mais comuns: o rejeitado.

Em média, 90% desse tipo de stalker é do sexo masculino(por isso, vou me referir às vítimas usando o feminino, embora mulheres também sejam stalkers).

O stalker rejeitado

Trata-se  do indivíduo que não aceita o fim de um relacionamento amoroso e insiste em uma reconciliação, utilizando para isso um comportamento obsessivo, cuja característica é perseguir a vítima até que consiga reconquistá-la. Quando não obtém o resultado desejado: parte para a vingança.

O rejeitado é o tipo que mais intimida, ameaça e ataca fisicamente suas vítimas; e é muito comum usar de violência física e verbal em suas relações  cotidianas.

Esse indivíduo costuma se achar “o cara” e gosta de dar as cartas e ter a palavra final. O abandono por iniciativa da parceira é visto como um ultraje, especialmente porque o machismo típico desse tipo não tolera ações de confronto e demosntração de poder por parte das mulheres.

Traços psicológicos

A maioria não possui doenças mentais, mas em geral são portadores de distúrbios de personalidade(antissocial, narcisista, obsessivo-compulsivo, borderline, dependente etc).

O narcisismo é um dos traços mais presentes nesse indivíduo, e é esse tipo o que mais pensa em destruir seus desafetos. Se acha maravilhoso-poderoso-espetacular demais para ser esnobado por um insignificante qualquer.

Como se sente

É comum colocar-se como a vítima. Se sente injustiçado e humilhado, atribuindo a ex-parceira todas as mazelas da relação e referindo-se a ex como alguém inferior, incapaz, desprezível, indigna do amor, perdedora, traidora ou mentalmente conturbada.

Mesmo sabendo que tem poucas chances de recuperar o relacionamento, não desiste da perseguição. Se fixa na idéia de que a união deve ser mantida a qualquer custo, não demonstrando empatia ou respeito pelos sentimentos ou desejos da outra parte.

Sua meta é manter o vínculo. Qualquer forma de comunicação vinda da ex-parceira(incluindo xingamentos, ofensas, súplicas para deixar em paz) é vista como sinal de esperança.

As vítimas

As vítimas, em sua maioria, são mulheres mais jovens do que o seu perseguidor.

Seus alvos podem ser, também, colegas de trabalho, vizinhos ou outros conhecidos que desprezaram suas investidas.

Enquanto está na relação com a parceira

O ciúme, a desconfiança e a paranóia que demonstra no casamento ou namoro faz com que suas companheiras vivam pisando em ovos e tendo que dar satisfações  sobre todos os seus movimentos, já que são alvos de incessantes acusações de infidelidade. A insegurança e a dependência são traços frequentes nesse indivíduo.

Baixa habilidade social

A supersensibilidade à rejeição e uma baixa habilidade social, faz com que tenha dificuldades em estabelecer vínculos de qualquer natureza, mas quando consegue se unir a alguém investe todas as fichas nessa relação. Passa a acreditar que essa é sua única chance para o amor, o que faz com que um rompimento o induza a uma profunda crise de valores.

Por fim, muitos homens(mulheres) que embarcam nessa obsessão o fazem porque estão sem rumo, perdidos, raivosos e sem algum tipo de suporte que os ajude a superar o sofrimento da perda.

O fim da perseguição pode ocorrer quando o stalker:

1- Superar a dor da perda.

2- For pressionado pela polícia; preferindo se manter longe de problemas.

3- For ameaçado por conhecidos da vítima; temendo assim por sua segurança.

4- Se envolver em um novo relacionamento.

5- Procurar ajuda psicológica.

6- Mudar de cidade ou país(ou a vítima).

7- Esgotar todos os seus recursos materiais e físicos.

8- For preso.

9- Morrer(ou a vítima).

Fonte: Stalkers their victims – De Paul E. Mullen, Michele Pathé, Resemaru Purcell

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.