Perfil do mitômano

      Nenhum comentário em Perfil do mitômano

perfil-do-mitômano

Qual o perfil dos mitômanos?
  • A maioria são homens.
  • Narcisistas.
  • Baixa autoconfiança.
  • Poucas habilidades sociais.
  • Ansiosos.
  • Possuidores de alto nível de desconfiança a respeito das outras pessoas(uma certa paranóia).

Estima-se que 1% da população mundial tenha o problema(eu, que não sou a pessoa mais social do mundo, conheci pencas deles, então acho que esse número deve esta muito abaixo… ou sou azarada mesmo!).

Alguns estudiosos acreditam que pode haver uma predisposição genética, mas essa afirmação é controversa.

Em uma pessoa velha um processo de mitomania pode se iniciar quando ocorrem falhas de memória as quais o cérebro preenche com fantasias. O benefício para esse velho seria o de se sentir completo, sem buracos em sua história.

Minhas impressões sobre eles

Acho todos extremamente vaidosos e ambiciosos. Geralmente gostam de regalias, honras, objetos que conferem status, porém… percebo que essas pessoas se sentem destituídas dos valores que prezam como símbolo de sucesso. São como reis exilados. Não conseguem suportar a condição medíocre em que vivem, se comparada com seus ideais de grandeza.

Mas acho também que são extremamente egoístas. Não se importam se seu discurso enfadonho está importunando seu ouvinte. Pessoas são objetos que lhes servem como audiência passiva. É quase impossível perceber algum interesse deles por você ou pelas outras coisas do mundo. Fazem um culto a si mesmos.

Me passa a impressão, que no fundo eles se sentem um grande fracasso, mas desenvolveram meios de amenizar a dor da inexpressividade.

Veja: Mitômano, você conhece um?

mitomania

Na presença deles me sinto usada, desrespeitada, impaciente, entediada. Também tenho a sensação de que estou alimentando a loucura de alguém ao disponibilizar, generosamente, meu ouvido como penico.

Muitos deles são pessoas legais, educadas, inteligentes e amistosas… até porque precisam das pessoas como audiência para alimentar seu vício em falar-fantasiar-mentir.

São extremamente controladores. Isso se torna claro quando você se mostra desatento ao que estão falando e eles ficam puxando sua atenção de volta, retornando exatamente ao ponto em que tinham parado sua narrativa. São dominadores também porque drenam a energia do demais para que possam satisfazer a sua compulsão e, ainda, negam a palavra ao outro(a não ser que seja para falar sobre ele… coisas maravilhosas -óbvio!).

VejaMitômanos X Outros mentirosos

 Fontes: Mitomanía- Juan Moisés de la Serna

Meu saco, minha paciência, meus ouvidos, meus nervos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.