CÃO-CHICOTE e a obediência cega

      Nenhum comentário em CÃO-CHICOTE e a obediência cega

O fato motivador

É comum ver indivíduos defendendo o indefensável. Pessoas que assimilam preconceitos, teorias conspiratórias, fake news, ideias retrógradas(terraplanismo, antivacina…), negação histórica e do que é óbvio e documentado(holocausto, que covid-19 é perigosa…); e lutam agressivamente para defender essas posições sem, sequer, buscar um aprofundamento em fontes confiáveis e que argumentem por diversos ângulos, a favor e contra.

Essa submissão cega vinda comumente de aliados a alguma corrente ideológica me fez pensar que a combinação Cão-Chicote é bem propícia como representante dessa situação.

O adestramento e a coleira

No que pensamos quando vemos combinação a cão-chicote?

1-Num cão que está sendo ensinado a obedecer instruções, através de um processo de comandos repetidos e recompensado com agrados.

2-Num cão que tem sua liberdade restringida por uma coleira, e assim ele anda na velocidade que o passeador quer, vai a lugares não escolhidos por ele e passeia pelo tempo determinado por um outro alguém.

O aspecto instintivo e espontâneo do cão é coibido, de maneira que ele abdique da sua curiosidade natural e perca a conexão consigo mesmo. Mas, o porém, é que o cão gosta de agradar seus cuidadores, e como um animal social, fica feliz somente quando se sente parte de um grupo, o qual geralmente é conduzido por alguma liderança.

O animal

O cão é um animal sensível e influenciável. Se ele vive num ambiente agitado, será nervoso; se é tratado com violência será brabo ou medroso; se é rodeado por carinho, será dócil. O cão também é conhecido por sua capacidade em manter foco, atenção e lealdade.

A carta Cão

A carta Cão no baralho cigano se relaciona com grupos e irmandades(Hells Angels, SS, SA, sindicatos, partidos…). São grupos os quais seus membros têm valores em comum, defendem a mesma causa e se apoiam mutuamente. Acontece que quando essa conexão se constrói em torno de ideias extremistas e de líderes populistas e autoritários(chicote), tais valores viram certezas e passam a ser defendidos fielmente por esses cãezinhos amestrados, porém ferozes. São os cães de guarda de ideias e interesses.

Símbolo de cão-chicote

É uma posição representativa do militarismo e a sua orientação básica de matar sem questionar.

Positivamente

Positivamente, trata-se de alguém muito fiel, determinado, que cumpre a missão para a qual foi designado e mantém a palavra dada. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.